teatro do movimento

desdobramentos

Quase uma década depois de publicado, o método do Teatro do Movimento – sistematizado por Lenora Lobo e Cássia Navas – foi  revisitado pelos intérpretes criadores da Cia Alaya Dança para uma reflexão: que desdobramentos o método teve na carreira, na compreensão da dança e na vida desses dançarinos que durante anos dedicaram-se a trabalhar com base na proposta metodologica  do Teatro do Movimento?

Para organizar essa pesquisa, a Cia Alaya buscou recursos junto ao projeto Memória – Ações Artísticas e Pedagógicas apoiado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC.

Graças ao projeto, foi possível fazer o resgate dessas memórias a partir da experiência de nove intérpretes-criadores. A eles coube relatar como eles apropriaram-se das vivências, conceitos e ensinamentos do método e para que áreas do conhecimento desdobraram-se suas experiências. O trabalho foi coordenado e orientado pela professora Márcia Almeida, doutora em Estética da dança, e revisado por Jaime Gesisky, ambos conhecedores do Teatro do Movimento.

O resultado expresso nos textos desta página está na forma de relatos pessoais que revelam a mudança na maneira de olhar o movimento e de dançar dos intérpretes – criadores. Uma mudança que ainda repercute em suas vidas pessoais e profissionais. Em forma de ensaio, os textos documentam parte da história da dança em Brasília.

Aida Cruz
Christiane Lapa
Kenia Dias
Marcilma Carvalho
Selma Trindade
João Negreiros
Alexandre Nas
Beneto Luna
Jorge Du Pan